A recente descoberta de fraudes no INSS tem gerado grande procura por parte de aposentados e pensionistas ao Procon de Araranguá.
Conforme o órgão, a única forma oficial de solicitar o reembolso de valores descontados indevidamente é por meio do aplicativo Meu INSS, utilizando a senha do gov.br — senha esta que deve ser mantida em sigilo absoluto pelo titular.
Segundo o Procon, estelionatários estão se passando por representantes de instituições, prometendo a devolução desses valores mediante pagamento antecipado de taxas.
“Não existe qualquer cobrança para a realização do reembolso desses valores. Em caso de dúvida, procure os canais oficiais: 135 (INSS) ou entre em contato com o Procon da sua cidade”, advertiu a entidade.
Dicas de segurança
O Procon salienta para que os interessados fiquem atentos ao Extrato bancário com movimentações suspeitas; Ligações, mensagens ou contatos via WhatsApp de origem duvidosa; solicitações de dados pessoais ou pagamentos.
“Reforçamos que o primeiro passo para requerer o reembolso é o cadastro seguro da senha no Meu INSS e o acesso direto ao órgão oficial. Proteja seus dados. Não caia em golpes”.
O Procon de Araranguá está localizado na prefeitura – rua Dr. Virgulino de Queiroz, n° 200, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.