A Câmara de Vereadores de Araranguá será palco de uma audiência pública para discutir o Plano de Melhorias na gestão do Hospital Regional de Araranguá (HRA) e os impactos do novo contrato de gestão nos cursos da área da saúde do campus da UFSC.
A iniciativa, proposta pelo vereador Samuca (UNIÃO) via Requerimento 053/2025, foi endossada por todos os parlamentares da Casa. O evento está marcado para a próxima quinta-feira (13), às 19h30.
O vereador alertou sobre o novo edital do governo estadual ameaçar a continuidade da única faculdade de Medicina pública entre Florianópolis e Porto Alegre. Ele destacou a exclusão da UFSC e do Instituto Maria Schmidt (IMAS), atuais pilares do HRA, nas discussões sobre a mudança.
“A audiência visa cobrar esclarecimentos e assegurar a permanência desse curso vital para Araranguá e região”, enfatizou Samuca.
O evento contará com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da gerente regional Ariete Minetto, do IMAS, da UFSC, além de prefeitos, secretários e vereadores do extremo-sul.